quinta-feira, 3 de março de 2016

Formação da cultura: A experiência com macacos

A experiência com macacos (sorry, carece de referencia mais próxima da origem da fábula) demonstra a formação de uma cultura. Nela, uma geração de macacos enjaulados é condicionada, pela pena de receber um jato dágua, a não permitir que seu colegas ousem pegar as bananas expostas logo acima de uma escada. Com a substituição gradativa dos macacos, mesmo com o fim da penalidade, logo há uma nova geração de macacos que agride os colegas que arriscam pegar as bananas sem nunca ter recebido o jato d'água original.



Elaborei para mim algumas coisas a partir dessa fábula moderna:

1.  A Cultura, a Tradição são elementos sociais importantes. Através deles conhecimentos são transmitidos mais tacitamente, sem todo o trabalho necessário para uma instrução formal;

2. É necessário para a sociedade como um todo que a cultura seja questionada de tempos em tempos: vai que o jato d'água foi desativado?

3. Mas não precisam TODOS testarem a cultura, um é suficiente! :)
Sejamos felizes com a cultura!

4. Dilema final: Se levamos muito tempo para questionar perdemos as causas, o problema que criou aquela cultura se torna cada vez menos claro. Como recuperar essa informação? Vale a pena mudar? Quem se arriscaria?




Nenhum comentário:

Postar um comentário